terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Porque Gosto do Canto do Buriti PI

É incrivel, as vezes fico pensando porque gosto tanto de um lugar, que na verdade fui poucas vezes,conheço pouco,e é totalmente diferente de tudo e de todos com quem convivi, durante todaa minha vida.Para voces entenderem meus amigos,irei falar um pouco co Canto do Buriti PI. Pois bem!!!!vim garotinho ainda com meus pais, sr.Agenor e Dona.Maria para São Paulo,juntamente com minha irmã mais velha a Alaide.Ficamos alguns anos residindo na Rua Benedito Campos de Moraes, Vila Anastácio - Lapa, e em seguida retornamos ao Canto do Buriti, já com minha irmã mais nova a Janete.Ficamos pouco mais de uma ano, onde comecei a tomar conhecimento das coisas do lugar.Meus pais já não se adaptando mais a vida do local, pois segundo eles "corria pouco dinheiro", e retornamos a São Paulo onde entramos na escola e seguimos nossa vida.Eis que...,em 1964 eu já com 14 anos de idade, fui acompanhar minha avó materna até o Canto do Buriti, pois eu encontrava-me em férias escolares.Fiquei quatro mêses lá, e para retornar PRECISOU MEU PAI IR BUSCAR-ME,Nestes meses eu conheci o modo de vida e as pessoas do lugar, ficando sempre em minha mente as coisas,os locais,as vezes fechando os olhos sentia me transportar para lá.Amigos, não sei explicar, mas o que mas gosto de lá e quando chega a noitinha, e os vizinhos se reunem em uma casa, para contar estórias do dia a dia, de pega de boi bravo, caçada de onça,tirar mel nas árvores,curar bicheira de animais no campo, andar a cavalo, tirar leite de vaca.Interessante,aqui nós ouvimos muito falar em comida sem agrotóxicos,mas lá ninguém como nada com agrotóxicos, porque ninguém da roça utiliza estes produtos, é tudo NATURAL,e O POVO ??? Ah!!!, estes são simples, prestativos, alegres,só falta te carregar no colo.São hospitaleiros, gentis, e trabalhadores.De tempos para cá, estou indo de cada um ou dois anos até aquele paraiso, e quando volto estou cada vêz mais renovado.A localidade de Aroeiras, Varzea,Santa Iria,Almesca, Moenda,Saco, Serra, Santa Maria,Patuá são os locais mais belos, com paisagens deslumbrantes,onde a fartura prevalece,com criações de bovinos, caprinos, ovinos, muita galinha nos terreiros, perús, guiné,porcos,enfim tudo que temos no Sertão do Piaui.Será que dá para explicar minha paixão pelo Canto do Buriti???Não, então venham comigo na próxima viagem que voces entenderão porque gosto tanto do Piaui.

4 comentários:

  1. Nada como a terra das nossas raízes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo J.J.M.Neto, realmente, realmente as raizes contam,mas Canto do Buriti é extraordinária. um abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá meu rapaz, desculpe de eu ter ficado muito tempo deste Blog, agora estou de volta para ativá-lo, e aproveito para convidá-lo afazer uma visita ao meu outro Blog, ( levyburiti.spaceblog.com.br )esta bombando...um abraço

      Excluir