OLá Gente Amiga,
Vou mostrar-lhes um pouco da história dos Indios Avá Canoeiros que na década de 70, eram mais de 300 em aldeias na região de Minaçu - Goiás. Com a construção de uma Hidroelétrica na região em que habitavam, foram chegando jagunços, fazendeiros, garimpeiros que invadiam suas terras, matavam seu povo e os poucos sobreviventes fugiram e viveram em cavernas na divisa de Goiás e Tocantins por mais de 10 anos.
Em 1988, Reginaldo o filho de um fazendeiro encontrou 4 indios( dois casais ) no mato, notou que estavam famintos, e deixou que o seguissem até a Fazenda, depois de alimentá-los, ele os levou até onde hoje é sua aldeia, ajudou-os a construir uma casa de madeira onde viviam até que dez anos depois (1998) chegou mais um grupo de 6 indios e passou a morar junto coms estes quatro. ( Hoje já existem 13 indios no total ), que o Governo tenta preservar e passar seus costumes, os indios mais velhos ensinam o idioma que falam do Grupo Tupi.
O maior problema é que os adultos já são de idade avançada, entre 40 e 65 anos, tanto homens como mulheres, e os mais novos tem entre 1 ano e 12 anos.A esperança é que recentemente, em 2011, moradores do Município de Minoçú, dizem ter visto alguns indios avá canoeiros passando perto de suas propriedades rurais.....o governo está tentando contatá-los, para levar todos a esta aldeia. Espero sinceramente que consigam, sob pena de vermos mais uma tribo ( raça ) de indios desaparecer devido ao contato desastroso com os brancos civilizados. Vamos todos torcer para que possam sobreviver. Koisas do Levy - 07/02/2013. vídeo YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário